quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Como e quando a crise americana se iniciou?

Todos nós estamos ouvindo falar sobre essa crise financeira dos EUA todos os dias, mas afinal, quando essa crise começou e por quê?

Com a queda de consumo provocada pelos ataques terroristas no dia 11 de setembro de 2001, o governo dos Estados Unidos criou diversas medidas para fazer com que aumentasse o consumo de produtos, especialmente no setor imobiliário, que fez com que os clientes recebessem um limite de crédito alto de empréstimos para financiar suas compras de imóveis. Assim, houve um crescimento extremo na compra de imóveis pela população, só que havia também as sem condições de pagar seus empréstimos, e como estava muito fácil receber um, eles também faziam suas compras de alto preço.

Com medo de levarem calote, os meios financeiros começassem a abrir seus títulos no mercado, diversos investidores começaram a comprá-los e repassá-los a outros investidores do mundo todo. Em 2007, já havia sinais de uma crise se iniciando no setor imobiliário norte-americano, que já estava em decadência. As hipotecas eram consideradas de alto risco e cedidas sem garantia.

Com o retorno do crescimento dos Estados Unidos, o governo americano voltou a elevar a taxa de juros, fazendo com que pessoas que haviam feitos seus empréstimos ficassem com uma dívida extremamente alta se comparada a que estavam “preparados” a pagar antes. Muitas pessoas não conseguiram pagar essa nova dívida, o que acabou fazendo com que os investidores e seus investidores de todo o mundo ficassem sem dinheiro. Deste modo muitas dessas empresas imobiliárias quebraram, fazendo com que um efeito-dominó acontecesse, levando consigo muitos bancos e seus investidores.

 

Fonte: Diversos sites e eu, Rafael :).

Nenhum comentário: