sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Economia e o Petróleo

clip_image002

No ano de 2005 , a conta petróleo transferiu para os cofres do governo (que deveria voltar para a economia) quase 10% do valor do superávit primário.

A não importação de petróleo somado ao lucro da estatal, é uma importante colaboração na composição do superávit primário, que é a economia de recursos do setor público destinado ao pagamento de juros da dívida. A economia do Brasil praticamente é movida a petróleo, observando a cadeia de produção:matéria prima (transporte)+produção+escoamento(transpo... final(transporte). Todas as fases desta cadeia são movidas a petróleo e seus derivados.
Sendo a principal matéria-prima energética e industrial do planeta, uma riqueza distribuída de forma desigual entre os países e um recurso não-renovável, o petróleo se tornou provavelmente a mais importante substância negociada entre países e corporações, e tem sido, a partir do século XX, um fator político importante e causador de crises entre governos, levando explícita ou, na maior parte dos casos, implicitamente a guerras, massacres e extermínios.
Entre os eventos históricos mais importantes que podem ser diretamente ou parcialmente ligados ao petróleo estão:
•    A crise do petróleo na década de 1970
•    A Primeira Guerra do Golfo
•    Diferentes guerras entre os países árabes, inclusive a Guerra Irã-Iraque
•    A luta pela independência da Chechênia
•    Guerra Iraque-Estados Unidos (Invasão do Iraque)

Nenhum comentário: